CONGRESSO SAE 2013 ! Uma pequena amostra das novas tecnologias automotivas !

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Aos colegas, informo que ontem tive a oportunidade de participar do ultimo dia do Congresso da SAE 2013, assisti a apresentação do BigData a convite do amigo Sergio Savane da T-SYSTEMS, e vejo que muito do ali proposto já está disponível e mais profundidade no sstema de telemática da Mercedes, o FleetBoard, e creio que SCANIA e Volvo também estejam no mesmo contexto com suas telemáticas específicas ! Lá foi mencionado que em 2016 o nível de interconectividade entre os automóveis será elevado, vamos aguardar, não é tão longe assim, mas creio que muitas etapas de acordos automotivos entre as empresas tenham que ser superadas!

Só para se ter uma idéia da complexidade, o RASTREADOR, item obrigatório por força de lei, já está fazendo 6 anos de postergação !!! Talvez seja aplicado em 2014 ! Aguardaram a Copa do Mundo para dar brilho ao requerimento legal !?

Depois fui assistir ao painel dos presidentes, e ai fiquei meio surpreso, ficar falando que falta engenheiro para acompanhar o inovar-auto, e novas tecnologias, etc. e tal, não dá para engolir tão facilmente, e quando o jornalista presente pergunta se as empresas estão contratando respondem que não (?), coisa mais sem pé nem cabeça, como se diz no jargão popular ! Um país que desenvolveu a tecnologia do etanol, efetivamente o único programa de sucesso no mundo, quando se fala de alternativa na matriz energética, hummmm, difícil de acreditar, creio que seja só colocar o desafio que iremos supera-lo !

Depois fiz um tecnotour pelos stands e achei interessante o ishare, carro elétrico da IDIADA, isso mostra que pelo menos a Europa vé esses “pôneis” – mini-carros, como uma alternativa para os centros urbanos ! Me parece lógico e sensato ! Mas vamos aguardar, e para compartilhar o tema que mais me agradou, vou postar uma imagens e vídeos garimpado na internet do veículo !

Finalizando a noite, a convite do meu “garoto” Eng. Ricardo Guerra, que é um verdadeiro cara da Paz, sócio da Schwaben Automotive, fui ao jantar de encerramento, encontrando diversos amigos, e sentindo na pulsação o retorno da minha verve de engenheiro automotivo !

Ao amigo Bastian, presidente do Congresso 2013, meus parabéns, ao Gilbero Leal, amigo de engenharia da Mercedes, parabéns pelo reconhecimento e outorga do mérito sobre o trabalho dele e equipe com o PROCONVE P 7, vulgo Euro V !

Reencontrei o Edgar de Luccas, ex GM, o Luso, o Senna, o Wagner, o amigo Angelo Indelicato,vulgo passa, e muita gente do setor !

Deixo a recomendação para os interessados no desenvolvimento tecnológico do setor automotivo participarem no evento de 2014, e quem puder se integre em uma das comissões de preparação do evento. Já fui chairman do comitê Truck&Bus em 2005, e confesso que foi muito gratificante ! O meu amigo José Henrique Senna fora chairman no ano de 2004, e com ele aprendi a função do cargo ! É um passa bastão bem estruturado !

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s