DESENVOLVIMENTO VIRTUAL DE VEÍCULOS, UMA REALIDADE NÃO MAIS VIRTUAL, AGORA SUPER REAL !

​Cliente:     Café com Notícias

​Veículo:​Automotive Business – SP

​Data​19/07/2013​             Seção: Notícias

RTT aposta no crescimento da realidade virtual

Softwares integram cadeia de produção e lançamento de veículos

PAULO RICARDO BRAGA, AB

Realidade virtual permite visualizar projetos e antecipar resultados

Presente no Brasil há dois anos, a RTT tem planos para crescer rápido em território considerado fértil para seus produtos, que incorporam as virtudes da realidade virtual para a cadeia de produção e distribuição automotiva. Luis Pierri, diretor gerente da operação local, comandou a consolidação da operação com sede na Vila Leopoldina, em São Paulo, com a ambição de alcançar 20% de participação do faturamento global da empresa, que este ano estará ao redor de 100 milhões de euros.

“Estamos no começo, atendendo diretamente algumas montadoras no País, como a GM, Fiat, Volkswagen, MAN e International, e a MWM, do setor de motores. Mas observamos de perto o segmento de autopeças também, que representa um bom potencial”, revela o executivo argentino, que está há seis anos na RTT, com passagem pelos escritórios de Los Angeles, nos Estados Unidos.

A receita da RTT é obtida em 40% nos países europeus, atendidos a partir da sede em Munique, na Alemanha, e escritórios nas praças mais significativas. Os Estados Unidos representam 30% da receita e a Ásia outros 30%. “É preciso acomodar nesses números a operação brasileira, que começou a partir de serviços prestados de fora”, explica Pierri. O grupo todo reúne 700 profissionais, dos quais uma dezena está alocada no Brasil.

A RTT brasileira faz foco nas aplicações de design, que compreendem a concepção e projeto de veículos, e marketing, abrangendo as imagens de computação gráfica que permitem apressar a aprovação e lançamento de produtos, com a produção de filmes publicitários antes mesmo de os veículos estarem disponíveis. “Com essa solução é possível acelerar a chegada ao mercado e estar presente virtualmente no show room dos concessionários”, observa Pierri, que trabalha para apoiar o lançamento do Altima e do Sentra no País.

O portifólio da RTT compreende softwares como o Delta Gen (design), Picture Book (para ftp e colaboração), Power House (servidor remoto, com renderização) e Delta Tex (para interiores e materiais). Como a Siemens PLM tem participação de 10% no capital da RTT, é possível acoplar com facilidade as funcionalidades também do TeamCenter e Nx, dirigidos para integração de operações e projetos.

INTEGRAÇÃO

Oferecendo softwares, serviços e consultoria diretamente nas plantas, a RTT pretende participar ativamente do ciclo de vida do produto de seus clientes e integrar as equipes profissionais que atuam a partir da concepção e design, avançando pelas etapas de processo e marketing. “Um banco de dados comum, na nuvem, permite que todos acessem o mesmo material. Os departamentos de TI podem trabalham em um produto ao mesmo tempo, dinamizando trocas e intercâmbio de informações”, afirma Pierri.

===========================================================================

Conclusão do blog carvanbustruckWordPress.com  : Não existe desenvolvimento sem o uso dos recursos eletrônicos de ponta. No passado havia mais um uso do CATIA, por exemplo, como uma prancheta eletrônica, os recursos foram sendo incrementados, sofisticados, otimizados, e hoje dá para se criar,desenvolver um veículo antes do mesmo estar materializado ! Bons novos tempos !

O dilema é inserir o corpo técnico nas novas tecnologias e diminuir a realização de protótipos físicos,pré-séries, mock-ups, etc… ISSO TEM UM IMPACTO TREMENDO NO FLUXO DE CAIXA DOS PROJETOS e consequente MENOR TEMPO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS !

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s